Monday

O Procras é *mesmo* amigo.. ;)

Este sábado, dia 16 de Outubro, lá vinha mais um artigo interessante no Publico.. “O Procras é amigo” , pelo sempre excelente Miguel Esteves Cardoso! :) E eu feita tonta decidi comentar aqui sobre o assunto...

Será possível escrever sem procrastinar? Quem sabe? Se calhar, é. Como cronista diário tenho estudado de perto o bicho da procrastinação. Trato-o afectuosamente por Procras e tudo. O Procras é uma espécie de ave do paraíso porque, apesar de nos ocupar o tempo, sempre nos impede de trabalhar. E tudo é preferível a trabalhar.
É fascinante vê-lo saltitar de galho para galho, levando-nos atrás dele, para longe do dever. Galho é o termo técnico para um instrumento de trabalho que ainda não recebemos e sem o qual não podemos começar a trabalhar. Por exemplo, convencia-me que, para escrever esta crónica, precisava de falar com um ornitólogo meu amigo, para me indicar uma boa introdução online às aves do paraíso. Enquanto ele não me telefonasse, eu ficava pendurado desse galho, incapaz de escrever uma linha, à espera do meu pára-quedas. Felizmente podemos ser nós a inventar os galhos. Pegamos num bocado de ar e, com o canivete da nossa imaginação, esculpimo-lo, até chegar à forma de um galho plausível.
Pode ser um livro ou um disco que não encontramos, uma camisa por passar, uma hora do dia, uma ansiedade que só outrem pode sossegar. Todo o nosso trabalho fica agora a depender dele e, enquanto ele não for ocupado pelo que nos falta, não podemos trabalhar. É lá que alegremente pousa o Procras, abrindo as penas da cauda, como um calendário multicolorido de distracções de toda a espécie, uma curva viva contra a rectidão morta do deadline.

Provavelmente como tanta gente, eu vivo todos os dias numa luta desgraçada.. Por um lado com o cuidado de tratar o Procras o mais afectuosamente que posso, porque ele é mesmo amigo.. Por outro lado a tentar desesperadamente ver se me escondo e se não o deixo encontrar-me em sítio nenhum! Uma luta terrível! ;)

Sabe tão bem, de vez em quando, adiar.. simplesmente adiar.. inventando as maiores e melhores desculpas do mundo, que as tantas são as mais descabidas possível, apenas pelo simples prazer de dizer que sim.. já lá chego.. já faço.. tá quase quase, mas a verdade verdadinha é que ainda nem comecei! :) E logo eu, que até queria já ter começado...

Que o meu pai não me oiça a dizer isto, por favorzinho… eu que passo a vida a moer-lhe o juízo e a insistir para que não adie as idas ao médico (claro que é diferente….), para que não adie cuidar da vida porque ninguém lhe oferece outra novinha em folha quando ele quiser..

Sabe tão bem, de vez em quando, ter um amigo como o Procras!! ;)
Outras vezes a vida vira completamente e sabe bem mas é tomar as rédeas de tudo (o que me diz respeito e o que não diz!) e armar-me em conselheira do mundo, com a solução perfeita para todos os problemas que alguma vez existiram ou existirão! Armar-me em mandona, refilona, cheia de genica para mudar o mundo e para avançar com tudo isto pra frente!! E é nestas alturas que estou completamente convencida que o Procras se esconde assustado e que espera que isto me passe... ;)

No comments:

Post a Comment